Friday, February 18, 2011

O que é ser corinthiano?



Peço licença ao amigos que torcem para outros times, mas como o título desse blog mesmo diz, eu preciso falar um pouco do meu time né... E hoje o tema é: O que os Corínthianos têm que faz com que sejam amados ou odiados?!
Por que nós somos considerados únicos, uma torcida inigualavel a qualquer outra no mundo?!
Eu estava refletindo aqui e cheguei a algumas conclusões não muito conclusivas, mas enfim...
Ser Corinthiano tem algo haver com ver a beleza além das aparências. Afinal, quem torceria pra um time com 100 anos de história e nenhuma libertadores?! Um time sem estádio, que não ganhou nenhum título importante no ano em que estava se cantando que ganharia tudo?!
Os Corinthianos. Só eles e ninguém mais. Porquê?! Por que, mesmo não tendo tudo isso, vemos a beleza e a grandeza de nosso time. Entendemos que não ter libertadores não faz com que o time seja menos. Se o Ronaldo que é considerado o Fenômeno não tem libertadores, nós também não precisamos ter.
Enquanto torcedores de outros times precisam de títulos para se empolgar com seus times, nós não. Nós nos apaixonamos pelo time, pela vibração da torcida, pela tradição, pela emoção, por tudo aquilo que não pode ser quantificado mas pode ser sentido. Isso é torcer de verdade.
Pode parecer papo de perdedor, até poderia ser, se não tivéssemos as nossas vitórias. Vitórias que empolgam mais do que qualquer outra torcida de qualquer outro time. Por exemplo, no final de 2009 eu lembro que a av. Higienópolis aqui de Londrina (a mais importante da cidade) ficou lotada de flamengistas, mal dava pra passar de carro. Vocês, pessoas que moram aqui também, imaginem se tivesse sido o Corínthians naquele ano (ou em qualquer outro ano). Seria impossível transitar por lá. Todos os corinthianos estariam reunidos comemorando, não cada um em sua casa como muitas vezes acontecem com outros times...
Ser Corinthiano é admitir que o time jogou mal, quando ganhou e quando perdeu, e não deixar de apoiá-lo. É ir pro estádio e gritar com a mesma empolgação quando o time está jogando na segunda divisão do que estaria gritando se ele estivesse no final de um campeonato da primeira.
Somos diferentes porque empurramos o time SEMPRE! No ano passado fui no jogo do Corínthians aqui em Londrina contra o Atlético Paranaense. Tinham cerca de mil pessoas no estádio (era um amistoso na época da Copa) e mesmo assim, a Gaviões estava presente e fazendo MUITO barrulho. O jogo foi péssimo, ninguém estava a fim de jogar, mas fiquei orgulhosa da minha torcida.
A nossa torcida une as mais variadas pessoas, das mais variadas idades e classes sociais. Não somos exclusivos da elite, dos italianos, ou de uma parte específica do país (como Atlético Paranaense ou Santos). Em todos os lugares do Brasil e do mundo tem corinthiano. E o que une a patricinha de São Paulo com uma pessoa que mora na favela no Rio Grande do Sul (que também tem corinthiano!)? O amor pela nossa camisa e pela nossa torcida.
Jogar no Corínthians não é fácil, precisa ter coragem e força, porque cobramos muito. Temos coragem de cobrar do Ronaldo e do Roberto Carlos, até do Mano Menezes! (dêem uma olhada no vídeo que tem vários depoimentos de jogadores).
Acho que as pessoas que não gostam de corinthianos tem uma pontinha de inveja de nós... No fundo, mesmo elas não sabendo, elas gostariam de ser como a gente, ter esse amor incondicional. Porque sinceramente? Não existe NADA como a torcida Corinthiana!
Achei um vídeo muito legal, os corinthianos já devem ter visto, e mesmo que você não seja, dê uma olhada para tentar entender porque somos tão especiais! ;)


A minha frase preferida é: "Fundamental não é vencer, fundamental é ser corinthiano!"

Saudações Corinthianas! ;*

2 comments:

  1. Isso que é amor! adorei o texto talitaaa!
    E os depoimentos do video, mesmo totalmente
    por fora dessa rixa que os times tem contra o
    corinthians, é emocionante.
    Eu gostei da frase...
    "todos os times tem uma torcida.
    o corinthians é uma torcida que tem um time."

    ReplyDelete
  2. essa frase é demais também, uma das minhas favoritas =D

    ReplyDelete