Wednesday, February 2, 2011

Manual de futebol para meninas

Se eu tivesse tempo, juro que faria uma pesquisa sobre o quanto a maioria das mulheres sabe sobre futebol. E eu realmente não sei qual seria o resultado.
Será que as mulheres sabem mais do que os homens supõem por aí?
Ou a ignorância feminina sobre o assunto é verdadeira?
Pois bem, resolvi escrever algumas coisas sobre futebol que toda mulher deve saber.

1. Saber diferenciar os Campeonatos Estaduais, do Brasileiro e da Libertadores. Isso é tão óbvio que eu nem sei explicar direito. Como o próprio nome diz, os estudais jogam os times de cada estado. O Brasileirão jogam times do Brasil todo, nos quais todo ano uns caem para a 2 divisão e outros sobem para a 1. E na Libertadores jogam times da América do Sul (que são selecionados, no Brasil, entre os primeiros colocados no Brasileirão e o vencedor da Copa do Brasil). Ela foi criada para homenagear os "libertadores da América" Bolívar, San Martín e D. Pedro I. Quem ganha a Libertadores disputa o Mundial de Clubes, mas não necessariamente, porque no primeiro mundial da Fifa o Corínthians foi convidado e ganhou, mesmo não tendo ganhado a Libertadores.

2. Saber a diferença entre um campeonato que tem fases eliminatórias e de "todos contra todos". Os campeonatos estaduais e a libertadores são eliminatórios, o campeonato brasileiro não. Alguns são jogos "ida e volta", ou seja, os dois times jogam duas vezes, cada um em sua "casa". Fazer gol na cidade do adversário conta e muito nessas horas.

3. Saber o que é um impedimento. Também tenho dificuldades de explicar isso de forma clara, mas eu sei o que é viu! huauahuah Mas é o seguinte: o jogador do time que está atacando, no momento em que está recebendo a bola de trás (de um companheiro de seu time) não pode estar a frente da linha do último jogador do time que está defendendo (tirando o goleiro). Deu para entender?! Existe um limite beeem pequeno que eu não lembro quanto que é, mas isso dá margem pra muiitooo erro nos jogos, é incrível! E quem verifica se foi impedimento é o bandeirinha que fica na lateral, dificilmente o árbitro consegue perceber.

4. Saber o nome dos jogadores do time que ela supostamente torce. Cansei de ver "São Paulina" que não sabe o nome de nenhum jogador e nem do treinador do time. Porquê? Por que o time "ganha um monte", tem jogadores bonitinhos e as meninas tendem a escolher esse time para dizer que torcem. Elas comemoram quando o time ganha, zoam os outros times quando perdem (porque vem os outros fazendo isso, pq ela não msm sabe nada da rodada), mas não acompanham nenhum jogo, quando ta perdendo então, não querem nem saber. Patético. Sou a favor de, se vc diz que torce pra um time, torça de verdade, se não, fala que não gosta de futebol logo de uma vez. Torcedora que é torcedora, quem gosta mesmo de futebol acompanha seu time.

5. O último item é ridículo também: saber que a Copa do Mundo acontece de 4 em 4 anos. Saber quais foram os anos em que o Brasil ganhou seus títulos: 1958, 1962, 1970, 1994 e 2002. Saber o que foi o Maracanazzo. O Brasil perdeu para o Uruguai em pleno Maracanã na Copa de 1950 por 2 a 1. Saber que o Brasil foi o único país a participar de todas as Copas já realizadas. Ou seja, saber um pouquinho da história das Copas.

Se você, menina que não entende muito de futebol, mas gostaria de saber um pouco mais, conseguir dominar esses assuntos, garanto que não passará vergonha. É claro que eu nem preciso dizer que saber quantos jogadores jogam de cada lado e porque o goleiro usa um uniforme diferente dos demais é algo pra lá de óbvio e necessário né?!

Livros para quem quer saber mais: GUTERMAN, Marcos. O futebol explica o Brasil. Editora Contexto, São Paulo: 2010.

Minha monografia de Trabalho de Conclusão de Curso (disponível no CDPH na UEL): TERCIOTTI, Talita Vidigal. O nacionalismo na copa do mundo de 1970 através da Revista Veja / Talita Vidigal Terciotti. – Londrina, 2009.

Saudações Corinthianas!

;*

2 comments:

  1. Agora me sinto muito mais preparada para um
    conversa informal sobre futebol, gente!
    Não torço para nenhum time de fato, haha
    e só entro no espirito 'futebolístico' quando é
    copa (eu já sabia que era de 4 em 4 anos haha)
    Mas acho importante que todas as mulheres
    saibam um pouco sobre esse esporte
    idolatrado por todos os homens do brasil para
    não passarmos tanta vergonhaa haahha!
    Muito instrutivo o post talitaaa! =)

    ReplyDelete
  2. Que bom Re! Fico feliz em ter ajudado! hauhuahuahua

    ReplyDelete