Thursday, September 9, 2010

Porque eu sou Corinthiana

Já que o nome do blog é "Corinthiana graças a Deus", eu tenho que falar sobre isso logo né?! huahuahuaha
Então, me desculpem os que não são corinthianos, mas agora eu vou falar sobre o meu time querido, sobre o pq de eu torcer pra ele.
Tava tentando me lembrar de quando eu me tornei corinthiana... E eu não faço a mínima idéia de quando isso aconteceu... Só me lembro que desde pequena me auto proclamava corinthiana. Talvez fosse influência do meu padrinho, dos meus primos, dos amiguinhos da escola... Mas eu não me recordo de ter acontecido algo que me fizesse decidir, de sentir que por causa de alguém eu tivesse tomado minha decisão. Na verdade, acredito que não fui eu que escolhi o Corínthians que me escolheu. Garanto que existem muitos corinthianos que podem dizer o mesmo.
Pois bem, minha primeira lembrança de dizer que sou corinthiana é de quando eu tinha cerca de 7 anos. Lembro que sofria assistindo os jogos, rezava pro Papai do Céu pedindo pra ele ganhar.
Quando o Corínthians passou pela fase do Marcelinho Carioca então, foi ápice do meu fanatismo e felicidade como torcedora. Ganhamos brasileiros, paulistas e o mundial. Foi a fase perfeita.
Até que depois dessa fase boa, veio a fase ruim. Depois mais outra fase boa, com o Tevez e mais um brasileiro. E depois disso, a segundona.
Cerca de 10 anos se passaram e mesmo com algumas tristezas, eu nunca cogitei mudar de time. Nunca deixei de dizer que era CORINTHIANA quando alguém me perguntava pra que time eu torcia. Sempre fui fiel ao meu time, admitia quando eles estavam jogando mal, mas não deixava de apoiá-los.
Isso é o que mais me impressiona no Corínthians. Falar isso já virou clichê, ta na moda dizer que a nossa torcida é a melhor e a mais fiel (por isso o nome Gaviões da Fiel, claro), mas eu percebi isso desde pequena. Eu sempre soube que tinha algo de diferente na nossa torcida.
Existem alguns times no Brasil em que seus torcedores só aparecem quando seus times estão ganhando. Eles ganham bastante, é verdade. Eles muitas vezes tem uma estrutura melhor que a do Corínthians. Mas e quando o time perde? O que acontece? Ninguém se manifesta. Quando o time tá numa fase ruim, eles nem vão no estádio dar a sua força.
O Corínthians não. Mesmo quando estava na segunda divisão lotava estádios.
A sua paixão se mede pela quantidade de títulos que seu time ganhou?! O meu não. A minha paixão vem sabe-se la da onde, mas ela existe e nunca vai deixar de existir.
Uma outra coisa que eu disse no outro post e que é verdade: todo corinthiano entende de futebol. Os outros times tem torcedores que se dizem fã só porque estão ganhando, mas nem entendem nada e nem assistem os jogos. O corinthiano não é assim.
E as torcedoras mulheres são as mais apaixonadas. Sabe pq? Pra uma mulher gostar do Corínthians, ela tem que gostar MUITO do time, porque acho que nunca existiu jogador bonito em nossa história (o último que eu me lembro foi o André Santos, que não sucitou muitas paixões). O São Paulo teve o Kaká, o Inter teve o Pato e sei lá mais quem que era bonito. As corinthianas são torcedoras de verdade.
Tem gente que diz que o Corínthians é um time de mano, como se isso fosse algo depreciador. Por que? Você prefere torcer pra um time de playboy? Pra um time que não aceitava jogadores negros e recusou o Pelé quando ele foi fazer o teste? Ou pra um time que colaborou com a ditadura? Eu torço pra um time que não tem preconceitos, foi o primeiro time de jogadores trabalhadores, enquanto todos os outros eram formados por ricos. Foi um dos primeiros a aceitar jogadores negros. Foi quem criou a Democracia Corinthiana e ajudou a derrubar o regime militar.
E mais recentemente contratou o melhor jogador de todos os tempos. Me desculpe o Pelé, o Rivelino, o Sócrates, o Zico e todos os outros craques, mas eu sou da geração Ronaldo. Pra mim ele é o melhor jogador do mundo e eu tenho o maior orgulho de tê-lo em meu time, mesmo acima do peso. E claro, o Roberto Carlos. E todos os outros jogadores, que se matam pela camisa que estão vestindo.
Esses dias eu ouvi o Casagrande dizendo que é muita responsabilidade vestir a camisa do Corínthians, que a torcida cobra muito. Já ouvi o Ronaldo também dizendo isso, que nós somos a torcida que mais cobra. Mas ouvi também ele dizendo, quando todo mundo o criticava, que ele não se importava, pois a torcida tava do lado dele.
Não sei se eu consegui passar o porque eu amo tanto o meu time. São muitos motivos, ao mesmo tempo que é inexplicável. Talvez você que está lendo e não é corinthiano ache tudo uma baboseira, talvez vc não consiga entender. Mas eu sei que muita gente entende, pois de acordo com o diretor do Corínthians, cerca de 30% da população brasileira é Corínthiana. É como ele mesmo disse, uma República Democrática do Corínthians. É uma nação dentro da nação brasileira.
Saudações Corínthianas!
Livro de hoje: Corinthiano graças a Deus - Dom Paulo Evaristo Arns

No comments:

Post a Comment