Wednesday, September 8, 2010

Mulher também pode gostar, e entender, de futebol

Tá, eu já tentei várias vezes escrever em blogs e nunca deu certo. Só que eu pensei, talvez eu durasse mais tempo se falasse sobre algo que eu gosto muito e que é uma paixão nacional: o futebol. É claro que eu não vou falar sobre isso, afinal a vida, pelo menos a minha, não é só isso né. Mas é um bom tema para ser debatido, principalmente por uma menina.
Se vc é um homem que gosta de futebol deve estar um tanto assustado com a possibilidade de eu não saber oq estou falando e escrever besteira. Apesar disso sempre ser uma possibilidade, afinal ninguém é perfeito e eu posso sim errar, estou aqui para aprender, gosto de pensar que eu entendo um pouco de futebol.
Primeiro porque eu sou corinthiana, por definição eu entendo de futebol. Vc já viu algum corinthiano que não entende nada da paixão nacional? Eu não. Mas isso é algo que rende um outro post, ser corinthiano é algo muito complexo, que eu ainda vou tentar.
E segundo, eu estudo futebol, mais especificamente a Copa do Mundo de 1970. Li muito sobre a história do futebol e gosto muito da relação da seleção brasileira, os mundiais ganhos, com o poder governamental. Não entendo muito de regras, sei o que é impedimento e consigo até dar uns pitacos dizendo que o jogador não ta jogando direito e quem deveria entrar em seu lugar. Mas entendo um pouco de história, afinal foi nisso que me formei.
Meu TCC foi sobre a Copa de 1970. Lembro que tinha uma matéria na faculdade onde tínhamos que apresentar nosso projeto, depois o 1 capítulo e no final, apresentar como se tivéssemos defendendo nosso trabalho para a banca examinadora. O professor que dava essa matéria sempre torcia o nariz pro meu tema, dizia que não era tema de menina, que existia muitas outras coisas pra eu falar que seriam mais interessantes.
Na especialização não foi diferente. Também tive um professor que não suportava que uma menina tinha escolhido falar de futebol. O mais engraçado é que nenhum deles gostava de futebol, ambos eram especialistas em história antiga, na área de religião. Acho que eles sentiram que aí existia um problema sério, uma menina gostar de futebol e eles não.
Por que mulher não pode gostar de futebol? Odeio quando eu começo a falar e as pessoas não me levam a sério, achando que eu to falando besteira. Uma vez tentei conversar com um jogador de futebol sobre a Copa do Mundo. Tentei né, pq ele nem deixou eu continuar o assunto. Acho que ele achou que eu tava só tentando impressionar. Não, eu gosto de futebol poxa!!!!
Pois é, to tentando defender as mulheres que gostam de futebol. Mostrar que podemos ter nossa opinião sim, que não é a mesma dos homens, temos nosso próprio ponto de vista, que é muito mais divertido. Vou falar disso aqui, e quando cansar, pra não ficar muito pesado, falo de outros temas que também interessam ao público feminino.
Até mais!
Saudações Corinthianas!

Livro que recomendo sobre história e futebol: O futebol explica o Brasil - Marcos Guterman.

2 comments:

  1. Tah que massa lendo e aprendendo neh, eu nao sabia da sua tese, mas isso explica mta coisa q massa!!!

    e sim vc sem dúvida entende pra caramba d futebas, nao só por ser Corinthiana, mas tb consegue fazer gringos entenderem o futebol nacional e em consequencia tb eles descobrirem-se corinthianos!

    bjao querida!

    ReplyDelete
  2. Oii Nati!
    Um dia eu explico direitinho o tema com o qual eu trabalho, rende várioss posts aqui! huauahua
    E quanto a fazer os gringos descobrirem que são corinthianos não foi um feito só meu, foi seu também né! hauahuah
    Brigadão pelo comentário!
    Bjusss
    UNO!

    ReplyDelete