Sunday, June 23, 2013

Copa do Mundo e protestos

Os últimos acontecimentos no Brasil exigiam um post nesse blog. Pensei em muitas coisas para dizer e cheguei a conclusão que concordo com um cartaz que vi esses dias nas manifestações pelas ruas do Brasil, "é tanta coisa errada que não cabe aqui". Mas, vou tentar colocar aqui um pouco do que estou pensando.

Muito interessante que essas manifestações aconteçam justamento em ano de Copa do Mundo. Acredito que a real gota d'agua foi sim o aumento da tarifa do ônibus de São Paulo, mas claro que não foi só isso. O problema maior foi ver que foram gastos bilhões de reais com a Copa e o governo tem coragem de dizer que não tem dinheiro para investir em outras áreas. Como diziam nas ruas do Brasil, se for assim, "da Copa eu abro mão, quero dinheiro pra saúde e educação!". Sim, o futebol é importante, faz parte da nossa cultura, mas existem tantas outras coisas essenciais para a vida do brasileiro que precisam de investimento que construir estádio é algo secundário. Então, aumentar a tarifa do ônibus tem um impacto profundo na vida do brasileiro, um estádio em Brasília, que nem será usado depois, não tem. Eu acredito que se os estádios não fossem super faturados e os políticos não desviassem verba de tudo quanto é lugar, teríamos dinheiro sim para fazer tudo: construir estádios, hospitais e escolas.

O problema aqui é a inversão de valores. Enquanto os políticos que se reúnem 2 vezes por semana pra inventar leis ridículas como a Pec 37 ganham 10 mil reais (sem contar que não gastam com passagem e nem com estadia em Brasília ou na capital dos Estados), o trabalhador brasileiro ganha 600 reais e ainda tem que pagar aluguel e pegar ônibus lotado todos os dias. Enquanto um jogador de futebol ganha milhões, um professor com especialização e mestrado, como eu, trabalham a semana toda e não chegam a ganhar mil reais. Como eu disse, é muita coisa errada.
A Copa do Mundo, por incrível que pareça, fez com que as pessoas parassem pra pensar "isso não ta certo!". Gastar milhões com futebol e deixar as pessoas morrendo nas filas dos hospitais? Construir estádios super modernos enquanto as escolas estão lotadas de alunos repetentes que chegam ao Ensino Médio semianalfabetos?
Aqui entra mais uma frase, que eu copiei e coloquei no meu cartaz numa manifestação em Londrina: "quero educação e saúde padrão Fifa". Toda vez que eu vejo na tv as pessoas elogiando os estádios, dizendo que eles são tão modernos quanto os europeus me dá um nó no estômago. Por que os estádios são super modernos e todo o resto é uma droga? É por causa das exigências da Fifa? Então que tal sermos tão exigentes quanto eles com a saúde e a educação brasileira? E é tudo tão bom porque os estrangeiros que vão usar? Que tal fazermos coisas boas para nós brasileiros usarmos?
As manifestações estão sendo polêmicas e eu tenho também ressalvas em relação à elas, porém aqui só queria destacar a importância da desaprovação do brasileiro em relação à Copa do Mundo. Sou contra violência, porém, me surpreende ver as manifestações e inclusive os atos violentos (que nada tem haver com as manifestações), pois vai exatamente contra o que tinha publicado anteriormente, de que o brasileiro é um povo cordial. Nunca fomos cordiais, talvez as pessoas estejam finalmente tomando consciência disso.
Ah, outra coisa, as manifestações não necessariamente precisam ser patrióticas. Essa história de defender a pátria não faz sentido pra mim. A pátria é um conceito abstrato e imaginado (leiam minha dissertação), então não estou nas ruas pela pátria, mas sim pelas pessoas que como eu são exploradas e feitas de palhaço diariamente.
Saudações nada verde-amarelas.

No comments:

Post a Comment